REGRAS GERAIS DA GUABA KEEPER 2011



REGRAS GERAIS DA GUABA KEEPER 2017


Drop e Draft


Normalmente ocorre na 2ª semana de agosto. O owner dropa até 5 players e poderá, dentro da seqüência definida conforme a classificação do ano anterior, (do 12º ao 1º) pickar um jogador que estiver no FA para o seu time.  
O prazo para encerrar o drop será sempre as 23h59 do domingo anterior ao início do draft.

Jogadores que estiverem sem time, presos, suspensos, abduzidos por ETs, ou qualquer situação inimaginável, não precisam ser dropados, mas ressalte-se que o slot ficará vago caso esse player não volte a jogar, sendo obrigatoriamente preenchido no FA (fim da week 6). Caso o jogador reapareça antes da week 6, automaticamente voltará para o roster do owner.
EX: O Rodrigo resolve manter o Foster no time, pois existem rumores de que pode voltar. Dropa 5 player e fica com o slot vago. Caso não volte até a week 6, obrigatoriamente ele terá que pickar um jogador para a posição do Foster no Free Agency.



Escalações

Todas as franquias têm que enviar as escalações de seus times até o início do primeiro jogo em que houver um player seu em ação.

O owner vai até o Yahoo Fantasy e escala o time lá. Dá um print ou um CTRL+C e CTRL+V e envia pro e-mail da Guaba ou para o grupo do whatsapp para confirmar a escalação.

O owner poderá fazer quantas alterações quiser no seu time, respeitado o horário do jogo.

Punições

O owner que não enviar a escalação terá o seu pick mais alto do próximo ano imediatamente colocado no final do round. A reincidência levará a perda do pick

Caso o owner não envie a escalação, o comissioner repetirá a escalação da semana anterior

O owner que tiver players com bye week iguais terá que escalar pelo menos um jogador que está de bye para que não seja penalizado conforme os itens anteriores. Se deixar o lugar em branco por que estava de bye week será considerado um player a menos na escalação e passível de punição.

Playoffs

Seis equipes irão para os playoffs. O campeão de cada conferência na temporada regular espera o vencedor do 2º vs o 3º da mesma conferência (week 14). Os vencedores das conferências jogam o Guaba Bowl na week 16.

Aqui caso o Yahoo não faça o cruzamento de acordo com as regras da Guaba Fantasy, o comissário fará a contagem de forma manual na planilha por que há uma dúvida sobre como vão cruzar lá no Yahoo.

Free Agency:

Free Agency é o período em que as equipes podem cortar até dois jogadores do seu elenco e adquirir jogadores que estão sem time. O período de Free Agency ocorrerá logo após o termino da week 6, terá 2 rodadas e encerrará no sábado prévio à week 7.

Haverá 3 grupos de 4 times cada. O primeiro grupo, formado pelos 4 times de pior campanha. O segundo grupo será formado pelas campanhas intermediarias (5º até o 8º). O terceiro grupo será formado pelas 4 equipes com a melhor campanha.

Todo o processo será feito pelo e-mail da liga e o comissário e/ou vice-comissário farão as alterações no Yahoo

Caso os e-mail cheguem ao mesmo tempo (mesmo horário), o comissário irá checar o horário de envio no Google groups para o desempate.

A ordem do Free Agency se dará da seguinte forma:

Terça-feira: O primeiro grupo terá das 12h00 até as 11h59 de quarta-feira para cortar um jogador e adquirir um outro.
Quarta-feira: O segundo grupo terá das 12h00 até as  11h59 de quinta-feira para cortar um jogador e adquirir um outro.
Quinta-Feira: O terceiro grupo terá das 12h00 até as 11h59 de sexta-feira para cortar um jogador e adquirir um outro.
Sexta Feira: O primeiro grupo terá das 12h00 até as 23.59 para cortar um jogador e adquirir um outro.
Sábado: O segundo grupo terá das das 00h00 até as 11h59 para cortar um jogador e adquirir um outro.
Sábado: O terceiro grupo terá das 12h00 até as 23.59 para cortar um jogador e adquirir um outro.

Jogadores poderão ser adicionados ao roster do time mesmo que estiverem suspensos, machucados ou na IR.

Critérios de desempate

 Critérios de classificação para playoffs:
1- Campanha na temporada regular;
2- Confronto direto;
3- Campanha dentro da sua divisão;
4- Fantasy points;
5- Cara-ou-coroa (melhor de 5).

Critérios para posicionamento no free agency:
1- Campanha na temporada regular;
2- Fantasy points;
3- Cara-ou-coroa (melhor de 5).

Critérios para desempate de jogos de playoffs:
1- Campanha na temporada regular;
2- MVP da partida;
3- Cara-ou-coroa (melhor de 5)

**Aqui também fica a dúvida se o Yahoo vai fazer dessa forma, por isso ficaremos atentos e se preciso vai no manual.

Lesões, IR, suspension, etc

As equipes poderão cortar um, e somente um jogador se no seu time ele possuir 2 jogadores na IR. Os jogadores obrigatoriamente terão de pertencer à mesma posição. Lembrando que não é de obrigação dos times procederem dessa forma quando a proposição acima acontecer. Havendo o corte, o jogador cortado passa a free agency para o ano seguinte.

Haverá a Fantasy Injury Reserve (FIR). Ela consiste numa IR do fantasy, na qual o owner poderá colocar até 2 jogadores do seu próprio time, independente da posição. Uma vez colocado na FIR, o jogador ficará disponível apenas na próxima temporada, e será reintegrado ao roster do owner.

O jogador poderá ser colocado na FIR se:
1- Em qualquer situação em que estiver na IR. Se voltar a jogar na temporada, não poderá ser reintegrado ao time no ano corrente.
2- Ter uma projeção de voltar apenas para o jogo da week 17 ou para os playoffs.

O owner que quiser colocar seu jogador na FIR terá de notificar a Liga com a reportagem que mostra que o referido jogador está de acordo com o que exige a regra. Após isso, cabe ao comissário validar o pedido de mudança do status do jogador para FIR.

O owner terá exatamente uma semana após aprovação do comissário para assinar com algum jogador que se encontra no free agency pool, sendo necessária aqui também aprovação do comissário.

Após a week 8, o owner somente poderá utilizar a FIR se houver um jogador na IR e não houver dois pra escalar, por exemplo, estando um de bye week e outro machucado.

Na off-season, o jogador que foi pickado volta para o free agency.

Jogadores mortos, presos, aposentados, punidos, abduzidos por ETs, ou afastados qualquer outra forma pela liga não farão parte da FIR, podendo ser substituídos de duas formas: no FA ( após a week 6) ou na season seguinte.

Trades

A deadline (prazo limite) para trades é a mesma deadline para a entrega da escalação do primeiro jogo da week 8 . Após esse prazo está encerrado o período de trades. A week 8 ainda é a melhor semana, pois evita que na week 9, um owner eliminado possa favorecer a outro por meio de uma trade, visando prejudicar um rival.

Todas as trades devem obedecer ao número requerido de jogadores para cada posição e as seguintes regras:

1- Jogadores machucados, suspensos ou na IR podem ser trocados.
2- Jogadores na FIR não podem ser trocados.
3- Picks para o draft do ano posterior podem ser trocados.
4- Posições no free agency period não podem ser trocados.
    
REGRA DO FAIR PLAY DA LIGA

Qualquer ato contra a credibilidade da liga, por exemplo: escalar jogador out e deixar titular banco com  más intenções, será analisado pela comissão e será passível de punição.

Casos não citados aqui serão discutidos entre comissário e sub-comissário e se necessário for, serão colocados em votação na liga.


EDSON R. FIDELIS
Comissário

GABRIEL CAVALCA
SUB-COMISSÁRIO